A missão humanitária brasileira de busca e resgate enviada pelo Governo Federal à Turquia retorna ao Brasil nesta sexta-feira (24). A notícia foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) em nota.
A equipe embarcou no dia 6 de fevereiro e esteve em atuação no local por duas semanas, tendo concentrado as operações nas cidades de Kahramanmaras e de Hatay a pedido do governo turco. No total, foram realizadas 46 operações de busca e salvamento e 74 atendimentos médicos.
A ida ocorreu conforme decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após um terremoto de magnitude 7,8 atingir a Síria e a Turquia. Mais de 35 mil pessoas morreram.
Leia também: Brasil começa a aplicar vacina bivalente contra Covid-19 nesta segunda-feira (27)
A missão, de acordo com a pasta, ainda apoiou ações humanitárias de assistência pós-desastre, como distribuição de cestas básicas e atendimento médico.
A missão humanitária brasileira é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), comandada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e integrada pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo.
Um novo terremoto de magnitude 6,3 atingiu a fronteira entre os países na tarde dessa segunda-feira (20) e causou a morte de seis pessoas.
Leia também: Sobe para 54 o número de mortes registradas no litoral de São Paulo
REDES SOCIAIS