Os nigerianos começaram a votar na manhã deste sábado (25) para eleger o próximo presidente do país mais populoso da África, em uma votação apertada com três favoritos entre os 18 candidatos. Uma situação inédita em mais de duas décadas de retorno à democracia.
Leia mais: Cobra é encontrada dentro de creche no interior do Amazonas
Depois de dois mandatos marcados por uma explosão de insegurança e pobreza neste país onde 60% da população tem menos de 25 anos, o presidente Muhammadu Buhari, de 80 anos, renuncia por força da Constituição.
Pela primeira vez desde o retorno à democracia, em 1999, a popularidade de um candidato menos previsível está abalando a predominância dos dois principais partidos, e a Nigéria pode ter uma eleição presidencial em dois turnos.
Mais de 87 milhões de eleitores são chamados em 176 mil seções eleitorais para escolher um presidente, além de deputados e senadores. Nenhum incidente grave havia sido relatado no início do dia. Mas em muitos lugares, como Lagos (sudoeste) ou Kano (norte), o início da votação apresentou atrasos.
O candidato do partido no poder (APC), Bola Tinubu, de 70 anos, votou na manhã deste sábado no seu reduto de Lagos, onde foi recebido por uma multidão e um impressionante dispositivo de segurança.
Aos 76 anos, o ex-vice-presidente Atiku Abubakar, da oposição (PDP, no poder de 1999 a 2015), vai concorrer à presidência pela sexta vez. Originário do norte do país e muçulmano, ele espera conquistar muitos votos em sua região.
Leia também: UE impõe 10° pacote de sanções contra a Rússia
REDES SOCIAIS