Notícias

SPC do Amor: empreendedora cria serviço para combater golpes em aplicativos de namoro

Conheça a ferramenta que fornece um relatório completo sobre uma pessoa, como antecedentes criminais, números de telefone e mais


28/02/2023 14h25

Dados da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) apontam que mais de 90% dos sequestros registrados em São Paulo acontecem a partir de relacionamentos formados por perfis falsos criados em aplicativos de relacionamento, como o Tinder ou Inner Circle

Com aumento no número de casos de golpes e sequestros nesse cenário no Brasil, a empreendedora e detetive particular Sabrina de Cillo criou o SPC do Amor (Serviço de Proteção ao Coração - Investigações). A ferramenta digital fornece o relatório completo sobre uma pessoa, como antecedentes criminais, números de telefone, endereços, patrimônios, estado civil, processos judiciais, comprovação de renda lícita, dentre outros dados.

Leia também: Linhas Cruzadas desta quinta-feira (2) discute por que Nietzsche é pop

“É um verdadeiro dossiê para que as pessoas saibam se estão caindo em um possível golpe”, explica Cillo. Alguns dossiês chegam a ter mais de 100 páginas e, para ter acesso ao documento, basta fornecer o nome completo da pessoa, CPF ou número de telefone.

Sabrina de Cillo ressalta que o serviço serve também para casais que estão se relacionando e que desconfiam estar sendo extorquidos pelo parceiro. Essa é uma das modalidades mais comuns, na qual o golpista manipula emocionalmente sua vítima para lhe enviar dinheiro, presentes ou informações pessoais.

Em 2022, a SSP informou que a Divisão Antissequestro do Dope, unidade especializada em sequestro da Polícia Civil paulista, esclareceu 94 ocorrências desse tipo, prendeu 251 suspeitos e apreendeu 9 adolescentes infratores.

Leia também: Justiça de São Paulo decreta falência da fábrica de chocolates Pan

No site do SPC do Amor, quem desejar contratar os serviços da ferramenta é encaminhado apra um formulário. 

“No ano passado fornecemos mais de 40 relatórios desse tipo e mais da metade eram pessoas que estavam tentando aplicar o golpe do Tinder. Conseguimos evitar que 23 pessoas caíssem na lábia desses infratores/golpistas”, revela a empreendedora.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Linhas Cruzadas desta quinta-feira (2) discute por que Nietzsche é pop

Chuva volta a interditar Rio-Santos na região de São Sebastião

Justiça de São Paulo decreta falência da fábrica de chocolates Pan

Fechado no Governo Bolsonaro, Consea é retomado pelo presidente Lula

PF deflagra operação contra grupo que teria movimentado R$ 271 milhões por meio do garimpo ilegal