O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou decisão da 30ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte e determinou o envio à Corte do inquérito que investiga o deputado federal Aécio Neves (PSDB) e o ministro Tribunal de Contas da União (TCU) Antônio Anastasia.
O magistrado atendeu a um pedido da defesa de Aécio Neves. Ele anulou a decisão do juiz Elton Pupo Nogueira. Nogueira negou ordem do STF para que a investigação fosse remetida ao tribunal depois que Anastasia assumiu cargo no TCU.
Leia mais: Haddad diz que apostas eletrônicas em jogos esportivos podem ser taxadas
O inquérito apura supostas solicitações, por parte de Aécio, para a doação à campanha eleitoral de Antônio Anastasia ao governo de Minas Gerais em 2018. A Procuradoria destacou que há indícios de crimes eleitorais, além de corrupção e lavagem de dinheiro.
Por ser ministro do TCU, Anastasia tem foro privilegiado no STF, por isso, o processo pode ser julgado na Corte.
Segundo Gilmar Mendes, “cabe apenas ao próprio Supremo definir as hipóteses e a extensão das regras delimitadoras de suas atribuições, de modo a decidir, por exemplo, sobre a reunião, o prosseguimento ou a cisão de investigações que possam envolver autoridades com foro por prerrogativa de função”.
Leia também: iFood anuncia a demissão de 355 funcionários, 6,5% de sua força de trabalho no Brasil
REDES SOCIAIS