O escritor e jornalista Ruy Castro, 75, tomou posse nesta sexta-feira (3) como novo membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). A cerimônia aconteceu na sede da academia no Rio de Janeiro e contou muitas personalidades, como Fernanda Montenegro, Antonio Cicero, Zuenir Ventura e de Marcelo Calero, Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Em seus discurso, equiparou a criação da palavra com o fogo e a roda, e colocou as três como as maiores descobertas da humanidade. Além disso, fez questão de ressaltar seus antecessores e brincou com a maldição da cadeira onde irá sentar.
Castro irá ocupar a cadeira de número 13, que pertenceu ao diplomata, filósofo, antropólogo, tradutor e ensaísta Sério Paulo Rouanet. A cadeira ficou aberta após a morte dele em julho do ano passado.
Leia também: Bete Coelho conta histórias inusitadas no Provoca desta terça-feira (7)
Anteriormente, a cadeira foi ocupada por Francisco de Assis Barbosa, Augusto Meyer, Hélio Lobo, Sousa Bandeira, Martins Júnior, Francisco de Castro e Visconde de Tauanay. O patrono da cadeira é o advogado e jornalista Francisco Otaviano.
REDES SOCIAIS