Na Semana da Mulher, o Roda Viva recebe a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Jurista, professora e magistrada, a magistrada foi presidente do STF, do Conselho Nacional de Justiça e do TSE. Defensora da Constituição e da democracia brasileira, ela viveu a ditadura militar e chegou a fazer uma prova de Direito Constitucional, em 1977, com o Congresso Nacional fechado.
No programa, a ministra fala sobre a representatividade no Supremo Tribunal Federal. Atualmente, há apenas duas mulheres na Corte: Cármen Lúcia e Rosa Weber, presidente do STF.
Durante o mandato, o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) poderá escolher dois anos para ocupar a Corte, visto que Rosa Weber e Ricardo Lewandowski vão se aposentar do cargo.
“A questão da representatividade nunca saiu [de pauta], pelo menos para nós mulheres. No caso das listas, são nomes que são lembrados, não significa que serão escolhidos. O presidente Lula sempre tem um olhar específico sobre a questão das mulheres, ele é o responsável pela minha indicação”, disse.
Cármen Lúcia ainda afirma que tem esperanças de que o presidente irá considerar o nome de mulheres para escolher o seu próximo indicado ao STF.
“Também foi em um governo do PT que a ministra Rosa Weber foi indicada. Não é possível que não se lembrem de tantos nomes de mulheres importantes que estão no direito e que podem ser lembrados como possibilidades pelo presidente. Não vou entrar na atribuição do presidente, mas eu tenho convicção de que sendo um alguém que sempre lembrou das pautas de que são iguais em direito e minoritários no desempenho de direitos, não acho que vá deixar de comparecer na pauta”, acrescentou.
Participam da bancada de entrevistadores Mariana Muniz, repórter do jornal O Globo, Luísa Martins, repórter do jornal Valor Econômico, Camila Mattoso, diretora da sucursal da Folha em Brasília, Denise Rothenburg, colunista do Correio Braziliense e comentarista da Rede Vida, e Letícia Vidica, jornalista, diretora de conteúdo e apresentadora do CNN no Plural.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Dailymotion, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS