Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

Na Semana da Mulher, o Roda Viva recebe a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Jurista, professora e magistrada, a magistrada foi presidente do STF, do Conselho Nacional de Justiça e do TSE. Defensora da Constituição e da democracia brasileira, ela viveu a ditadura militar e chegou a fazer uma prova de Direito Constitucional, em 1977, com o Congresso Nacional fechado.

No programa, Cármen Lúcia responde sobre o ministro Alexandre de Moraes. O magistrado vem sendo alvo de apoio e críticas, tanto nas redes sociais, como por parte de políticos. A advogada responde se vê excessos ou problemas nas decisões de Moraes.

“O ministro Alexandre de Moraes presidiu as eleições do ano passado. Ele é competente, dedicado, extremamente voltado ao trabalho. Sempre o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, em anos eleitorais, tem uma proeminência específica, todo período eleitoral é assim, e em eleições conturbadas com casos de violência e a novidade das redes sociais, o presidente do TSE teria um destaque. Eu sempre lembro que quem perde uma decisão reclama e quem ganha acha que é o dono do magistrado. Eu não vejo excessos do ministro Alexandre, pois todas as decisões são questionadas no plenário pelo colegiado”, afirma.

Ainda sobre o tema, a apresentadora Vera Magalhães questiona se o ministro deveria dividir casos polêmicos com o plenário, com o objetivo de referendar suas decisões.

“Em relação aos atos antidemocráticos, a distribuição aconteceu por meio de um sorteio. Como ele já era presidente do TSE e como já tinha o outro inquérito, houve esse tipo de questionamento. Todos os atos mais significativos, principalmente aqueles que demandam o referendo do colegiado, foram levados ao plenário virtual .

Participam da bancada de entrevistadores Mariana Muniz, repórter do jornal O Globo, Luísa Martins, repórter do jornal Valor Econômico, Camila Mattoso, diretora da sucursal da Folha em Brasília, Denise Rothenburg, colunista do Correio Braziliense e comentarista da Rede Vida, e Letícia Vidica, jornalista, diretora de conteúdo e apresentadora do CNN no Plural.

Assista ao programa completo:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Dailymotion, Twitter e Facebook.