Depoimento de Bento Albuquerque sobre caso das joias é adiado
O ex-ministro prestaria depoimento à PF nesta quinta-feira (9)
09/03/2023 16h26
O depoimento do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque sobre as joias recebidas pela comitiva brasileira. A oitiva com a Polícia Federal (PF) estava marcada para esta quinta-feira (9), às 14h.
No entanto, o depoimento foi remarcado para a próxima terça-feira (14), e acontecerá por videoconferência.
Leia mais: Bolsonaro confirma ter incorporado joias ao acervo pessoal
Bento e o ex-assessor da pasta Marcos André Soeiro foram intimados na quarta-feira (8) pela Polícia Federal no inquérito que apura a entrada de joias recebidas pela Arábia Saudita e que foram apreendidas pela Receita Federal.
A entrada das joias no país foi revelada pelo jornal "O Estado de S. Paulo", na sexta-feira (3). Os itens foram encontrados na mochila do militar Marcos André dos Santos Soeiro, que assessorava o então ministro Bento Albuquerque, em outubro de 2021.
No aeroporto de Guarulhos, ele tentou passar pela alfândega na fila do "nada a declarar". Entretanto, pela lei, ele deveria ter declarado as joias e ter pagado uma taxa de 50% do valor total.
Foram enviados de presente um estojo com uma caneta, um anel, um relógio, um par de abotoaduras e um terço.
Os outros presentes seriam as joias avaliadas em 3 milhões de euros, o que equivale a R$ 16,5 milhões.
Imagens mostraram Albuquerque dizendo a auditores da Receita Federal que as joias eram para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O vídeo foi obtido pela GloboNews e pela TV Globo.
“Isso tudo vai entrar lá para a primeira-dama”, diz o ex-ministro aos auditores na filmagem.
REDES SOCIAIS