Marcelo Tas entrevista o médico do sono Caio Bonadio no Provoca desta terça-feira (14)
No bate-papo, eles falam sobre sono, sonho, a falta de médicos especialistas no assunto, como a pandemia afetou o dormir
14/03/2023 07h53
Marcelo Tas entrevista o psiquiatra e médico do sono Caio Bonadio no Provoca desta terça-feira (14). No bate-papo, eles falam sobre sono, sonho, a falta de médicos especialistas no assunto, como a pandemia afetou o dormir, a importância de rever as questões regulatórias das drogas, e muito mais. Programa vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.
Durante a conversa, Tas pergunta se Bonadio acha que falta médicos que falem sobre sono. “A gente tem pouco mais de 1 mil médicos no Brasil com essa especialidade. É muito pouco em um universo de 70 milhões de pessoas com insônia, isso é uma estimativa da Associação Brasileira do Sono, e um terço da população com apneia (...) o sono tem que ser mais democratizado, estar mais na graduação, só que isso é um processo”, explica o psiquiatra.
Sobre Caio Bonadio
Formado pela Faculdade de Medicina do ABC, Bonadio depois de se formar, serviu à Marinha do Brasil como tenente-médico. Ingressou na residência de Psiquiatria na Santa Casa de São Paulo e logo após fez outra residência, Medicina do Sono, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
A partir daí, percebeu que tratar insônia é muito mais complexo do que parece e descobriu que bilhões de pessoas no mundo tem apneia do sono e sequer têm conhecimento desse diagnóstico. Ficou mais um ano na USP e se especializou em distúrbios respiratórios do sono no Instituto do Coração. Fez MBA em Gestão de Saúde no Insper e trabalhou nos principais serviços de saúde mental de São Paulo. Atualmente, dedica-se ao seu consultório particular e é empreendedor na área de educação médica.
Leia mais: Ex-ministro Eliseu Padilha morre aos 77 anos
REDES SOCIAIS