Notícias

Marcelo Tas entrevista o médico do sono Caio Bonadio no Provoca desta terça-feira (14)

No bate-papo, eles falam sobre sono, sonho, a falta de médicos especialistas no assunto, como a pandemia afetou o dormir


14/03/2023 07h53

Marcelo Tas entrevista o psiquiatra e médico do sono Caio Bonadio no Provoca desta terça-feira (14). No bate-papo, eles falam sobre sono, sonho, a falta de médicos especialistas no assunto, como a pandemia afetou o dormir, a importância de rever as questões regulatórias das drogas, e muito mais. Programa vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.

Durante a conversa, Tas pergunta se Bonadio acha que falta médicos que falem sobre sono. “A gente tem pouco mais de 1 mil médicos no Brasil com essa especialidade. É muito pouco em um universo de 70 milhões de pessoas com insônia, isso é uma estimativa da Associação Brasileira do Sono, e um terço da população com apneia (...) o sono tem que ser mais democratizado, estar mais na graduação, só que isso é um processo”, explica o psiquiatra.

Sobre Caio Bonadio

Formado pela Faculdade de Medicina do ABC, Bonadio depois de se formar, serviu à Marinha do Brasil como tenente-médico. Ingressou na residência de Psiquiatria na Santa Casa de São Paulo e logo após fez outra residência, Medicina do Sono, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

A partir daí, percebeu que tratar insônia é muito mais complexo do que parece e descobriu que bilhões de pessoas no mundo tem apneia do sono e sequer têm conhecimento desse diagnóstico. Ficou mais um ano na USP e se especializou em distúrbios respiratórios do sono no Instituto do Coração. Fez MBA em Gestão de Saúde no Insper e trabalhou nos principais serviços de saúde mental de São Paulo. Atualmente, dedica-se ao seu consultório particular e é empreendedor na área de educação médica.

Leia mais: Ex-ministro Eliseu Padilha morre aos 77 anos

Veja os principais pontos abordados por Laerte Coutinho no Roda Viva

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja os principais pontos abordados pela cartunista Laerte Coutinho no Roda Viva dessa segunda (13)

Ex-ministro Eliseu Padilha morre aos 77 anos

“Fui poupada pela imprensa por ser branca, classe média e artista”, diz Laerte sobre transição

Laerte Coutinho detalha trabalho no governo Bolsonaro: “Tinha momentos que ele cortejava a morte”

"Tenho medo de ser cancelada", diz Laerte Coutinho sobre redes sociais