“Precisa demarcá-las logo, antes que as pessoas se apoderem delas”, diz Lula sobre terras indígenas
Presidente esteve em evento com líderes indígenas e prometeu tirar garimpeiros das terras demarcadas
13/03/2023 15h11
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com lideranças indígenas nesta segunda-feira (13) e reafirmou e ressaltou a importância da demarcação de terras. Na visão do petista, é necessário que isso seja feito rapidamente para evitar novas invasões.
“Eu tenho pedido, tanto para a Fundação Nacional do Índio (Funai) quanto para o ministério [dos Povos Originários], para me apresentar todas as terras que estão prontas para serem demarcadas, porque a gente precisa demarcá-las logo, antes que as pessoas se apoderem delas. Antes que as pessoas inventem documentos falsos, escrituras falsas e digam que são donas da terra", afirmou Lula.
O presidente esteve em um evento na Terra Indígena Raposa Serra do Sol em Roraima, onde se reuniu com diversas lideranças locais. Ele ainda lembrou que o território brasileiro um dia foi "100%" indígena, e que as terras foram invadidas ao longo dos séculos.
"Nós precisamos rapidamente tentar legalizar todas as terras que estão já quase que prontos os estudos para que os indígenas possam ocupar o territórios que é deles", completou o presidente.
Leia também: Haddad defende reforma tributária e aborda situação "caótica" para o investidor
Ele também garantiu que o governo federal irá tirar os garimpeiros das terras indígenas e destinará recursos para a produção agrícola aos povos tradicionais.
“Mesmo que tenha ouro aqui em Roraima, mesmo que tenha ouro na terra indígena, aquele ouro não é de ninguém, ele está lá porque a natureza o colocou. Ele está lá em uma terra indígena, portanto, ninguém tem o direito de mexer naquilo sem autorização dos donos da terra, que são lá os indígenas que lá moram e que têm a terra legalizada no seu nome”, finalizou.
Outra promessa feita por Lula durante o evento é instalar postos de saúde em cada uma das aldeias e pretende garantir medicamentos sem custos para indígenas.
Leia também: Sonia Guajajara recebe prêmio de Leonardo DiCaprio em Hollywood: “Uma grande honra”
REDES SOCIAIS