Notícias

Chovendo todos os dias há mais de uma semana em SP, risco de problemas com carro aumenta

Devido alagamentos, imagens de carros flutuando se tornaram comuns; veja dicas de como lidar com situações de enchentes


13/03/2023 17h43

Há mais de uma semana, a cidade de São Paulo é castigada pelas fortes chuvas todos os dias. As imagens de alagamentos e carros arrastados viraram comum para o paulistano neste mês de março. No último domingo (12), a região mais afetada foi a Zona Leste, onde veículos e pessoas ficaram presos em meio à enxurrada. Nesta segunda (13), a Zona Sul foi a região mais castigada.

Para muitas pessoas, o carro é um bem material indispensável. Além de servir como transporte, faz parte da renda familiar. Com o aumento das chuvas, muitas pessoas acabam sofrendo prejuízos financeiros altíssimos.

Para evitar que seu veículo sofra com as chuvas, Flaminio Fichmann, consultor de trânsito e segurança, dá dicas de como driblar as enchentes.

Leia também: Prefeitura de São Paulo anuncia nova plataforma de transporte de passageiros

“Sempre que tiver ocorrência de chuvas, a gente recomenda ao motoristas que procurem locais mais altos. Por exemplo, pegar a Avenida Paulista, onde tem o Espigão, pegar a região da Doutor Arnaldo, lugares mais altos. Assim, vai estar fora desse tipo de situação”, explica o especialista.

Caso o motorista já estiver no trânsito, a recomendação muda. O consultor técnico Fábio Fukuda recomenda buscar um abrigo.

“Não enfrente alagamentos, não tente passar por vias onde caminhões passaram, ônibus passaram porque eles têm uma altura muito maior. Se a sua roda chegar a um quarto, até perto da metade da altura do pneu ainda é possível que você passe sem danos no veículo. Mas é sempre bom entender se tem buracos na via”, afirma Fukuda.

Se a água subir mais do que isso, a recomendação é parar de dirigir, pois a água pode causar problemas no carro, como calço hidráulico e pane elétrica.

Leia também: Ruas de Paris acumulam montanhas de lixo em meio à greve de garis

"Não se preocupe com o carro, carro é um bem material, se preocupe com a sua vida", diz Fichmann.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ruas de Paris acumulam montanhas de lixo em meio à greve de garis

Em Fortaleza (CE), atletas clube de futsal feminino denunciam treinador por abuso

Raposo Shopping realiza nova feira de adoção de cães neste sábado (18)

Em forma de protesto, indicados ao Oscar recebem estátua de madeira feita pelos Yanomami

Lira defende a busca do equilíbrio entre democracia e liberdade de expressão