A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove a partir desta sexta-feira (17) ações de incentivo aos municípios para a realização e adesão à Campanha de Intensificação da Busca Ativa de casos de Tuberculose.
A iniciativa, que será realizada até o dia 31 de março nas Unidades de Saúde e Sistema Prisional de todo o estado, tem como foco quebrar a cadeia de transmissão da doença.
Os municípios aplicarão um interrogatório sobre tosse para a identificação de sintomáticos respiratórios e, também, a realização de baciloscopia ou teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB).
Leia também: Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Vladimir Putin
“É muito importante a colaboração dos municípios nessas ações para que possamos quebrar a transmissão entre a população, principalmente as mais vulneráveis. Por mais que, neste momento, os casos indiquem estabilidade, se comparado com o ano passado, a tuberculose pode evoluir rapidamente para casos mais graves”, aponta Giovanna Mariah Orlandi, diretora da Divisão de Tuberculose do Estado de São Paulo.
Em 2022, 18.654 novos casos foram confirmados, sendo 2.984 registrados entre janeiro e fevereiro. Em 2023, no mesmo período, 2.777 casos foram confirmados em São Paulo.
Os principais sintomas que podem indicar um quadro de tuberculose são: tosse persistente seca ou produtiva que pode ou não acompanhar febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento. Ao identificar um ou mais desses sintomas, a pessoa pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais equipamentos de atenção primária ou pronto atendimento.
Leia também: Após pegar fogo, caminhão fecha Rodovia Presidente Dutra por mais de duas horas
Vacinação
A vacina BCG está disponível em toda rede pública para a população de até 4 anos, conforme Calendário Nacional de Vacinação, definido pelo Ministério da Saúde. A taxa de cobertura vacinal atual em todo o estado é de 79,3% e a meta é de 90%.
REDES SOCIAIS