O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, anunciou neste sábado que o programa Mais Médicos será retomado no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia mais: Presidente da República: Lula vai à China com comitiva de 240 pessoas
O programa foi inaugurado em 2013 na gestão de Dilma Rousseff, o programa ficou conhecido por contratar médicos estrangeiros, principalmente cubanos. Segundo Pimenta, haverá prioridade para os médicos brasileiros.
Com retomada do Mais Médicos será incluído profissionais especializados em diversas áreas para ampliar o atendimento à população, com incentivos de permanência nos municípios. Além disso, terá prioridade para os médicos brasileiros.
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) March 18, 2023
A iniciativa sofreu resistências de Bolsonaro, que decidiu criar um novo programa em 2019, o Médicos pelo Brasil, para substituir o programa petista. Na prática, isso não aconteceu. Até então, os dois programas estavam existindo de forma concomitante.
A retomada do programa Mais Médicos foi considerada, em janeiro desse ano, uma das prioridades máximas da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, sob o comando do médico sanitarista Nésio Fernandes. Na ocasião, ele informou que o Brasil voltará a abrir vagas para médicos estrangeiros atuarem no país.
Leia também: PF deflagra operação contra exploração sexual de meninas na Terra Yanomami
REDES SOCIAIS