Dando sequência à programação especial no Mês da Mulher, o Roda Viva recebe nesta segunda-feira (20) Sonia Guajajara, a ministra dos Povos Indígenas.
Sonia faz um balanço do estado de emergência de saúde pública da Terra Indígena Yanomami que, segundo ela, não é de agora: “Foram muitas denúncias e tentativas para alcançar o apoio público, e tudo foi ignorado”.
A ministra dos Povos Indígenas conta o interesse do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entender a situação após ver fotos de crianças e idosos em estado grave de saúde.
Sonia Guajajara conta que a desnutrição parecia ser o problema mas, após investigação, o raiz é o garimpo ilegal que impera dentro do território. "Para resolver a questão da saúde, tem que se resolver primeiro a questão dos invasores”, diz.
Leia também: Paraguaios são resgatados em situação análoga à escravidão na Baixada Fluminense
A ministra afirma que a prioradade do Ministério dos Povos Indígenas é concluir a elaboração de um plano para não só atender emergências, mas garantir um atendimento permanente.
Assista ao trecho:
Participam da bancada de entrevistadores Luana Genot, diretora executiva do ID_BR, Rubens Valente, jornalista da Agência Pública, Gustavo Faleiros, editor de investigações ambientais do Pulitzer Center, Helena Corezomaé, repórter do portal Primeira Página (MT), e Leticia Leite, repórter colaboradora em SUMAÚMA: Jornalismo do centro do mundo.
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
Assista ao programa completo:
Leia também: Embratur pede investigação de coaches norte-americanos acusados de exploração sexual no Brasil
REDES SOCIAIS