Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Em programação especial no Mês da Mulher, o Roda Viva recebe nesta segunda-feira (20) Sonia Guajajara, a ministra dos Povos Indígenas.

Sobre a questão do letramento racial no país, Luana Genot, diretora executiva do ID_BR, questiona a ministra sobre como o Ministério dos Povos Indígenas pretende conscientizar a população de quem poderia ser considerado indígena e declarado como tal. 

Em resposta, Sonia enumera quatro níveis de presença indígena com base na socialização: os isolados, que não têm contato com a sociedade; os que vivem nos territórios; os povos de recente contato; e os de contexto urbano. Sobre os que se declaram povos originários, ela enxerga que existem conflitos nessa autoidentificação.

"Muitos estão buscando essa origem que eles não sabem, se perderam ao longo desse processo violento de colonização e não sabem direito onde está ali a sua raiz, estão ali na sua busca", destaca.

Assista ao trecho:

Sonia ainda ressaltando a importância de se entender a própria história e o quão positivo é ter o direito da liberdade de se aceitar e ter conhecimento de suas origens. 

"No momento, o importante é dizer que tem muita gente se autodeclarando e se identificando indígena, e eu acho que isso é positivo, porque por muito tempo a gente era obrigado a negar a nossa identidade porque senão era morto", finaliza Sonia Guajajara. 

Leia também: Sonia Guajajara explica como Ministério dos Povos Indígenas dialoga com outras Pastas

Assista ao programa completo:


Participam da bancada de entrevistadores Luana Genot, diretora executiva do ID_BR, Rubens Valente, jornalista da Agência Pública, Gustavo Faleiros, editor de investigações ambientais do Pulitzer Center, Helena Corezomaé, repórter do portal Primeira Página (MT), e Leticia Leite, repórter colaboradora em SUMAÚMA: Jornalismo do centro do mundo.

Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira ao vivo, às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, e nas redes sociais Twitter e Facebook.