Brasil abre investigação contra China, Colômbia e Peru por suposta prática de dumping
País investiga a prática em exportações de chaves de latão sem segredo, dos tipos yale e tetra, com ou sem resina plástica na cabeça
22/03/2023 08h14
O Brasil abriu uma investigação contra a China, a Colômbia e o Peru por uma suposta prática de dumping nas exportações de chaves para o país. O procedimento já foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (22).
O dumping é uma prática comercial que consiste na venda de produtos a preços menores do que o custo. Por exemplo, caso o produto importado chegue ao país com valor abaixo de mercado, há a possibilidade de danos à indústria nacional.
Na prática, o exportador faz um grande aporte financeiro prévio para possibilitar a redução dos preços para comercialização. Dessa forma, o país consegue se manter saudável financeiramente mesmo em caso de prejuízo inicial.
Leia também: Florianópolis irá construir biblioteca dedicada exclusivamente a autores negros
BC se reúne nesta quarta para definir possível alteração na taxa básica de juros
A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços iniciou a investigação para apurar a prática de compra e venda de chaves de latão sem segredo, dos tipos yale e tetra, com ou sem resina plástica na cabeça.
Segundo a investigação, o Departamento de Defesa Comercial analisou provas da prática de dumping entre abril de 2021 e março de 2022. Para um maior controle, a partir de agora, exportadores, importadores e produtores domésticos receberão um questionário que deverá ser preenchido em até 30 dias com informações exigidas pela investigação.
Caso a prática de dumping seja confirmada, com dano à indústria brasileira, o governo pode determinar a aplicação de medidas compensatórias, como a cobrança de tarifas.
REDES SOCIAIS