Notícias

James Webb localiza exoplaneta que orbita dois sóis e tem água na atmosfera

23/03/2023 07h28

Pesquisadores da Universidade do Arizona utilizaram dados do telescópio espacial James Webb, da Nasa, para identificar um planeta fora do sistema solar (exoplaneta). Segundo o grupo, ele tem nuvens arenosas (formadas por silicato), presença de água (e outros elementos) na atmosfera e orbita dois sóis.

A descoberta foi divulgada nesta quarta-feira (22) pela Nasa. O Planeta foi chamado de VHS 1256 b e está a cerca de 40 anos-luz de distância da Terra. Além disso, ele orbita dois sóis durante um período de 10.000 anos. Os estudiosos encontraram metano, monóxido e dióxido de carbono na atmosfera do planeta.

Leia também: China acusa Estados Unidos de invadirem Mar do Sul da China com navio militar

Jean Paul Prates terá mandato de presidente da Petrobras até 2025

O VHS 1256 b é agora considerado como o objeto planetário com a maior variabilidade já conhecida, por causa da constante movimentação e mistura da atmosfera do planeta durante seu dia de 22 horas. O exoplaneta tem baixa gravidade, o que significa que suas nuvens de silicato podem aparecer e permanecer mais altas em sua atmosfera.

O achado fez muitos fãs de ficção científica se lembrarem de Tatooine, que é um planeta fictício importante na saga de filmes Star Wars. Na obra, ele é o planeta natal de personagens como Luke Skywalker e Anakin Skywalker.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL