Rio Branco decreta situação de emergência após enchentes
Chuvas fortes afetam 27 mil moradores da capital do Acre
24/03/2023 20h16
A prefeitura de Rio Branco, capital do estado do Acre, decretou, nesta sexta-feira (24), situação de emergência devido aos alagamentos causados pelas fortes chuvas no município. A estimativa é que cerca de 27 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes e transbordamento de igarapés, que são cursos d'água amazônicos.
Membros da prefeitura assinaram os dois decretos de alerta referentes à enxurradas e à inundação do Rio Acre, que impactam mais de 30 bairros. As informações do decreto devem ser publicadas na próxima edição do Diário Oficial do Estado (DOE).
Diante dos riscos enfrentados pelos moradores, as aulas foram canceladas e cerca de 11 escolas foram transformadas em abrigos para receber as mais de 60 famílias que estão desabrigadas.
Foto: Val Fernandes/Assecom
Leia mais: Lula conversa com Arthur Lira sobre rito de MPs antes de ir à China
Nas últimas 48h a chuva se intensificou de modo que o Rio Acre ultrapassou mais de dois metros do limite de transbordamento. De acordo com a Defesa Civil de Rio Branco, já choveu na região 187,2 milímetros, mais de 90% do valor esperado para todo o mês de março.
Assista ao vídeo do prefeito Tião Bocalom (Progressistas) comunicando a decisão do decreto:
Leia mais: Preço da gasolina cai novamente nos postos do país
REDES SOCIAIS