Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Ministério da Saúde
Reprodução/Flickr Ministério da Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou novas recomendações sobre a vacinação contra a Covid-19 após uma reunião realizada entre os dias 20 e 23 de março pelo Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização da OMS (SAGE, em inglês).

Leia também: Papa Francisco é internado em Roma para fazer exames médicos

Uma classificação de risco simplificada agora inclui três grupos de risco (alto, médio e baixo). De acordo com a OMS, adultos saudáveis podem ser imunizados com o esquema primário de duas doses e um primeiro reforço. A população idosa, pessoas com comorbidades e imunocomprometidos, gestantes e profissionais de saúde devem receber reforços adicionais.

No encontro, os especialistas discutiram diretrizes para priorizar o uso de vacinas de acordo com o impacto da variante Ômicron e a alta imunidade da população em decorrência da vacinação e da infecção natural.

A organização diz que, para esse grupo de risco médio de pessoas com menos de 60 anos, além de crianças e adolescentes de 6 meses a 17 anos com comorbidades, não há riscos em receber doses adicionais, como uma quarta ou uma quinta.

Mas, ressalta que "embora reforços adicionais sejam seguros para este grupo, o SAGE não os recomenda rotineiramente, dados os retornos de saúde pública comparativamente baixos", diz em nota.

O mesmo vale para o grupo considerado de risco baixo, composto por crianças e adolescentes entre 6 meses e 17 anos sem comorbidades: as três primeiras doses são consideradas seguras, eficazes e indicadas pela organização, porém mais doses não foram orientadas.

Leia mais: Taxa média de juros cobrada pelos bancos chega a 44,2%, maior número em mais de cinco anos