Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Google Earth
Reprodução/Google Earth

O Brasil aumentou em 72,2 km² a sua área territorial em 2022, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (29). Com o novo cálculo das fronteiras, foi possível atualizar os mapas com os limites de 174 cidades do país.

Segundo o IBGE, essa expansão se deve sobretudo aos novos delineamentos internacionais, principalmente em estados da região Norte e Centro-Oeste do Brasil, como Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Em 2021, o registro era de que o Brasil possuía área de 8.510.345,540 km². Em 2022, esse número aumentou para 8.510.417,771 km².

Como isso foi possível?

Em comunicado, o coordenador de Estruturas Territoriais do IBGE, Roberto Tavares, explicou que esse incremento de área não representa um ganho de território na prática. O que acontece é que imagens de satélite de alta resolução possibilitaram um novo e aprimorado cálculo da cobertura da superfície brasileira, em destaque para a realidade física dos rios.

“A atualização está em conformidade com os dados fornecidos pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério das Relações Exteriores, instituição encarregada de demarcar e caracterizar a fronteira do Brasil em conjunto com os órgãos competentes dos países vizinhos”, destacou o IBGE.

Leia mais: Bolsonaro é intimado pela PF para depor em inquérito das joias da Arábia Saudita

Mapas atualizados

O órgão também anunciou as atualizações dos mapas de 174 municípios. O Rio Grande do Sul foi o estado com mais modificações, com 61 cidades com novos limites. Veja abaixo:

Gráfico: IBGE

Leia mais: Volkswagen nega indenização a vítimas de trabalho escravo no Pará