O Brasil aumentou em 72,2 km² a sua área territorial em 2022, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (29). Com o novo cálculo das fronteiras, foi possível atualizar os mapas com os limites de 174 cidades do país.
Segundo o IBGE, essa expansão se deve sobretudo aos novos delineamentos internacionais, principalmente em estados da região Norte e Centro-Oeste do Brasil, como Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Em 2021, o registro era de que o Brasil possuía área de 8.510.345,540 km². Em 2022, esse número aumentou para 8.510.417,771 km².
Como isso foi possível?
Em comunicado, o coordenador de Estruturas Territoriais do IBGE, Roberto Tavares, explicou que esse incremento de área não representa um ganho de território na prática. O que acontece é que imagens de satélite de alta resolução possibilitaram um novo e aprimorado cálculo da cobertura da superfície brasileira, em destaque para a realidade física dos rios.
“A atualização está em conformidade com os dados fornecidos pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério das Relações Exteriores, instituição encarregada de demarcar e caracterizar a fronteira do Brasil em conjunto com os órgãos competentes dos países vizinhos”, destacou o IBGE.
Leia mais: Bolsonaro é intimado pela PF para depor em inquérito das joias da Arábia Saudita
Mapas atualizados
O órgão também anunciou as atualizações dos mapas de 174 municípios. O Rio Grande do Sul foi o estado com mais modificações, com 61 cidades com novos limites. Veja abaixo:
Gráfico: IBGE
Leia mais: Volkswagen nega indenização a vítimas de trabalho escravo no Pará
REDES SOCIAIS