Viagem à Lua terá pela primeira vez uma mulher e um homem negro na tripulação
A última missão com destino ao satélite natural ocorreu em 1972
03/04/2023 18h44
A NASA, Agência Espacial Norte-Americana, divulgou nesta segunda-feira (3) os quatro astronautas que farão uma viagem ao redor da Lua em 2024. A missão, intitulada Artemis II, é a primeira com destino ao satélite natural desde a última missão Apollo, em 1972. Entre mais de 50 candidatos, a tripulação contará pela primeira vez com uma mulher e um homem negro como astronautas.
Christina Hammock Koch, de 44 anos, é a primeira mulher a ir para uma missão à Lua. Formada em engenheira e física, ela já participou de outras viagens organizadas pela NASA, como as primeiras caminhadas espaciais que incluíam mulheres.
Muitos homens já foram enviados como astronautas ao satélite, mas um homem negro será um evento inédito. Quem cumpre essa função é o piloto da Marinha dos Estados Unidos, Victor Glover. O aviador tem no histórico a participação em quatro caminhadas realizadas no espaço.
Outros dois astronautas são Jeremy R. Hansen, o primeiro canadense que voará rumo à Lua, e Reid Wiseman, comandante da missão e ex-piloto de caça da Marinha dos EUA.
Leia mais: Medidas Provisórias: Governo faz acordo para instalar quatro comissões mistas
Vale destacar que, embora a missão Artemis II seja com destino à Lua, a tripulação não fará pouso nem caminhada sobre o corpo celeste. Esse evento está previsto para acontecer apenas na Artemis III, em 2025.
Depois de testes sem a presença humana realizados na Artemis I, a viagem agora terá como objetivo a exploração do satélite e o uso de tecnologias que poderão auxiliar, a longo prazo, em viagens tripuladas a Marte.
O presidente Joe Biden também fez uma postagem em suas redes sociais:
"A missão tripulada Artemis II ao redor da Lua inspirará a próxima geração de exploradores e mostrará a todas as crianças - na América, no Canadá e em todo o mundo - que, se podem sonhar, podem ser", afirmou o presidente dos Estados Unidos.
Leia mais: Ex-presidente Donald Trump chega a Nova York para se apresentar à Justiça
REDES SOCIAIS