O Roda Viva recebe o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, nesta segunda-feira (3)
Dantas assumiu a presidência do TCU em dezembro de 2022. Natural de Salvador, capital da Bahia, o ministro é formado em Direito e foi servidor concursado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Também foi Consultor Legislativo do Senado Federal durante 11 anos.
No programa, Bruno Dantas fala sobre a realização de uma auditoria completa em todos os presentes recebidos pelo presidente da República. A análise acontecerá nos últimos três meses do mandato.
“No último ano de cada governo, nós faremos uma auditoria para inventariar todos os presentes que foram recebidos e verificar se a presidência da República catalogou os bens adequadamente, seja no acervo privado ou no acervo público. Nós esperamos que não tenha mais esse tipo de situação”, afirma.
A decisão acontece após o jornal o Estado de S.Paulo divulgar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu joias do governo saudita.
A caixa de presentes contém um relógio, uma caneta, um anel, abotoaduras e uma masbaha, uma espécie de rosário islâmico. Os itens foram trazidos ao Brasil por uma comitiva do Ministério das Minas e Energia que esteve na Arábia Saudita, em 2021.
O TCU é responsável por aprimorar a administração pública em benefício da sociedade por meio do controle externo.
Participam da bancada de entrevistadores Andreza Matais, editora executiva do Estadão em Brasília, Murillo Camarotto, repórter do Valor Econômico em Brasília, Bárbara Baião, analista política no Jota, Patrik Camporez, repórter do Globo em Brasília, e Idiana Tomazelli, repórter da Folha de S. Paulo em Brasília. A edição conta com desenhos do cartunista Gilmar.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS