PEC dos precatórios: "Eu disse para o ministro Paulo Guedes que considerava um erro", diz Dantas
Segundo o presidente do TCU, a PEC virou um "Frankenstein" após muitos artigos na proposta
04/04/2023 00h07
O Roda Viva recebe o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, nesta segunda-feira (3)
Dantas assumiu a presidência do TCU em dezembro de 2022. Natural de Salvador, capital da Bahia, o ministro é formado em Direito e foi servidor concursado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Também foi Consultor Legislativo do Senado Federal durante 11 anos.
No programa, o ministro fala sobre os precatórios. Os Precatórios são dívidas da União já reconhecidas na Justiça com pessoas físicas e jurídicas.
“Naquela ocasião, nós discutimos criar um subteto para o precatório e criar válvulas de escape para não criar um estoque muito grande de precatório. Não foi isso que foi aprovado, eu disse para o ministro Paulo Guedes que considerava um erro enviar uma PEC para o Congresso faltando menos de um ano para a eleição para discutir esse tipo de coisa. Ele instituiu e enviou. Eu disse que se fosse enviar uma emenda, que fosse uma emenda curta, com um artigo, mandaram uma PEC com quase 30 artigos, era claro que ia virar um Frankenstein”, afirma.
O TCU é responsável por aprimorar a administração pública em benefício da sociedade por meio do controle externo.
Participam da bancada de entrevistadores Andreza Matais, editora executiva do Estadão em Brasília, Murillo Camarotto, repórter do Valor Econômico em Brasília, Bárbara Baião, analista política no Jota, Patrik Camporez, repórter do Globo em Brasília, e Idiana Tomazelli, repórter da Folha de S. Paulo em Brasília. A edição conta com desenhos do cartunista Gilmar.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS