A Agência Espacial Norte Americana (NASA) e a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgaram, nesta quinta-feira (6), imagens inéditas do planeta Urano captadas pelo supertelescópio James Webb. Essa é a primeira vez que o satélite faz registros do sétimo planeta do Sistema Solar. Nas imagens é possível ver detalhes da atmosfera, galáxias ao fundo e, sobretudo, as luas mais brilhantes que orbitam o astro.
Veja a imagem capturada:
“Urano nunca foi visto melhor. De verdade. Apenas a Voyager 2 e a Keck (com óptica adaptativa) já haviam feito imagens dos anéis do planeta antes, e nunca tão claramente quanto o primeiro vislumbre de Webb desse gigante de gelo, que também destaca características atmosféricas brilhantes”, escreveu a agência de exploração espacial.
Leia mais: Estado de São Paulo inicia campanha contra Influenza na segunda-feira (10)
Embora Saturno seja popularmente conhecido pela presença de anéis de poeira, outros planetas gasosos do Sistema Solar também os possuem. Ainda que sejam menos densos que os de Saturno, Urano já teve ao menos 13 anéis identificados.
As fotos feitas pelo telescópio mostram também os satélites naturais de Urano. Das 27 luas que orbitam o planeta, é possível observar as seis mais brilhantes. São elas: Ariel, Puck, Miranda, Umbirel, Titânia e Oberon. Os nomes fazem referências aos aos personagens criados por Shakespeare e Alexander Pope.
Leia mais: Defesa Civil e Inmet emitem alerta para fortes chuvas no litoral de SP no feriado de Páscoa
REDES SOCIAIS