Ministra do turismo e mais cinco deputados vão à Justiça Eleitoral para sair do União Brasil
Parlamentares entraram com pedido de desfiliação partidária por suposto assédio por parte da direção nacional
11/04/2023 14h44
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e outros cinco parlamentares da bancada do União Brasil-RJ solicitaram à Justiça Eleitoral para deixar o partido.
Os parlamentares entraram com um pedido de desfiliação partidária no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última quinta-feira (6), sob o argumento de "assédio" por parte da direção nacional.
Leia também: Programa de passagens a R$ 200 deve começar em agosto, afirma Márcio França
No pedido, os parlamentares dizem que tentaram fazer a filiação de eleitores visando o fortalecimento da sigla no Rio de Janeiro, mas foram surpreendidos com o bloqueio de senhas do diretório estadual. "Inexcusável obstrução política", citam os deputados.
"A medida [de bloqueio de senhas] imposta pelo presidente Luciano Bivar e o vice Antônio Rueda, não passou por consulta à direção nacional, da qual também faz parte o secretário-geral (...) Cumpre repisar que o arbitrário impede a formação e consolidação das bases do partido no estado, bem como qualquer iniciativa dirigida à preparação para as eleições municipais (2024) e geral (2026)", afirmam os parlamentares.
Para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a permanência de Daniela Carneiro na pasta, não se fragiliza caso haja realmente a desvinculação com o União Brasil. "Ela tem o seu mérito. O conjunto de líderes tem uma relação. Tudo isso vai ser levado em conta", disse em sessão do TSE.
A TV Cultura entrou em contato com o União Brasil, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.
Relembre o Roda Viva com a participação do ministro Wellington Dias
REDES SOCIAIS