Notícias

Duas brasileiras presas na Alemanha são soltas, informa Itamaraty

Após investigações, ficou comprovado que as etiquetas das malas delas foram trocadas e elas não tinham envolvimento com drogas


11/04/2023 15h12

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta terça-feira (11) que as duas mulheres brasileiras presas na Alemanha acusadas de tráfico internacional de drogas foram soltas. De acordo com as investigações da Polícia Federal, as duas tiveram as etiquetas das malas trocadas.

O promotor alemão responsável pelo caso informou que a defesa pediu o arquivamento do caso. Kátyna e Jeanne já deixaram o presídio e foram recepcionadas pelo Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt.

Ao longo do processo, o Itamaraty manteve coordenação estreita com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que conduziu o envio dos elementos de prova solicitados pela Justiça alemã por meio dos instrumentos de cooperação jurídica internacional”, informou o Itamaraty em nota.

O que pesou na liberação das brasileiras foram os vídeos enviados pelas autoridades brasileiras para a polícia alemã e o Ministério Público.

Leia também: Programa de passagens a R$ 200 deve começar em agosto, afirma Márcio França

Kátyna e Jeanne devem encontrar familiares e as advogadas na tarde de hoje para definir a data de retorno para o Brasil.

Relembre o caso

As goianas Jeanne Paolini e Kátyna Baía foram presas na cidade de Frankfurt em 5 de março. Durante uma escala, as duas tiveram as etiquetas das bagagens trocadas e foram acusadas de tráfico internacional de drogas.

A Polícia Federal brasileira também apurou a forma de pagamento das passagens e pediu as imagens de câmeras de segurança do imóvel residencial das mulheres e do aeroporto de Goiânia.

Leia também: Porta-voz do Pentágono afirma que vazamentos representam sério risco para os Estados Unidos

Após investigação, foi possível identificar a ação de uma organização criminosa que trocou as etiquetas das malas. Seis suspeitos foram presos na semana passada envolvidos na organização criminosa, informou a polícia.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de SP brinca com demissão do técnico do Flamengo para divulgar vagas de emprego

Programa de passagens a R$ 200 deve começar em agosto, afirma Márcio França

Porta-voz do Pentágono afirma que vazamentos representam sério risco para os Estados Unidos

Adolescente fere três colegas em ataque com faca em escola de Goiás

Preço médio do metro quadrado dos imóveis para aluguel em São Paulo crescem 14,56%