PF e CGU deflagram operação contra fraudes praticadas por pessoas que usam o Fies
77 agentes cumprem 20 mandados de busca e apreensão; 20 universidades são investigadas
12/04/2023 09h53
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã desta quarta-feira (12) a operação Falsa Tutela, que visa combater supostas fraudes praticadas por pessoas que se utilizam do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Com a ação, 77 agentes cumprem 20 mandados de busca e apreensão em oito unidades federativas (BA, DF, GO, MG, MT, SE, SP e RJ). Também foi uma expedida ordem de bloqueio de bens em um valor que supera os R$ 21 milhões.
No geral, 20 faculdades teriam sido, supostamente, beneficiadas pelos crimes. Os alvos da PF nessa operação, no entanto, não foram revelados pela corporação.
Leia mais: Hipopótamo morre após ser atropelado em rodovia na Colômbia
Governo Federal reconhece situação de emergência em 14 municípios do Maranhão
“As investigações apontam que, de um lado, o aluno já matriculado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada comparece à instituição financeira (Caixa Econômica ou Banco do Brasil) e contrata o financiamento. Do outro lado, a IES procede com adesão ao programa e disponibiliza os valores que serão convertidos em bolsas de estudo, posteriormente, concedidas aos estudantes beneficiados pelo financiamento”, explica a PF.
As instituições, no entanto, podem ser remuneradas mensalmente pela União, por meio de títulos da dívida pública, Certificados do Tesouro Nacional – Série E (CFT-E).
REDES SOCIAIS