Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva recebe Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, nesta segunda-feira (17).

Furto e roubo de celulares é uma das pautas do programa. O jornalista Marcelo Godoy pergunta quais os planos para melhorar o índice de esclarecimento para esse tipo de crime, que é apenas de 1%, segundo a própria Polícia Civil. O secretario explica que o primeiro teste da atual gestão para diminuir essa prática criminosa e ajudar a população foi no carnaval, com operações especificas para esse tipo de delito.

“Segundo os índices, o carnaval de 2023 foi o mais seguro da história. Nosso maior desafio era roubo e furto de celular. Existia uma demanda reprimida e nossa preocupação era com essa modalidade criminosa. A Policia Militar e a Civil trabalharam juntas com a parceria das delegacias móveis. Quase 15 milhões de pessoas participaram do carnaval de rua de São Paulo”, conta o político.

Ainda, segundo ele, houve uma redução de 36% de furtos e roubos de celulares no Carnaval paulista comparado a última edição, que foi em 2020, e houve a devolução de 996 celulares para vítimas, num total de 3486. Além disso, 1089 pessoas, que já tinham mandatos de prisão, foram presas.

Leia também: Mauro Vieira discorda de críticas dos EUA sobre Brasil 'papaguear' sobre propaganda russa e chinesa

Para o futuro, Derrite aposta no fortalecimento das polícias, investimento em efetivo, que é a maior da história, sendo 33% apenas na Polícia Civil, em tecnologia e aumento da investigação na cadeia de crime.

“O crime é uma atividade econômica. Combater essa cadeia ilícita faz parte do processo. […] As estatísticas criminais, historicamente, são medidas mês a mês. Nós conseguimos, internamente, analisar semanalmente. E na última semana, nós já observamos, em todo estado, uma queda de 34% nos índices de furto e roubo de celulares. É o início do declínio dos índices”, revela.

Assista ao trecho completo:

Participam da bancada de entrevistadores Débora Freitas, apresentadora da rádio CBN, Mariana Zylberkan, repórter do jornal Folha de S. Paulo, César Galvão, jornalista especialista em reportagens de Segurança Pública, Marcelo Godoy, repórter especial e colunista do Estado de S. Paulo, e Renato Sérgio Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.