Estratégia ou erro? Essa tem sido o debate sobre a Reforma da Previdência na França. O presidente Emmanuel Macron aprovou a nova medida que aumenta a idade mínima de aposentadoria de 62 para 64 anos. Para muitos, ele cometeu um erro, que ajuda a crescer a popularidade de Marine Le Pen, política de extrema direita do país. Mas, na visão do correspondente da TV Cultura em Londres, Leão Serva, foi uma ação inteligente dele.
“Penso que Macron está fazendo tudo certo, conforme ensinava Maquiavel. A principal maldade que ele precisava fazer em seu mandato, está fazendo agora. Agora, ele tem anos pela frente para fazer um verdadeiro pacote de bondades. As principais delas são a lei que aumenta o salário mínimo e a criação de incentivo para empresas que contratarem funcionários acima dos 50 e 60 anos”, explica o jornalista.
Mesmo reconhecendo que Macron está vivendo um “inferno astral político”, Serva garante que ele terá anos para aprovar medidas populares e lutar de frente contra os ‘Coletes Amarelos’, principal movimento de extrema direita na França.
Leia também: Francês fica ferido durante tentativa de fuga no Sudão
“Assim como aconteceu no Brasil, eles [Coletes Amarelos] podem eleger Marine Le Pen, uma política de extrema direita”, finaliza.
REDES SOCIAIS