O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (1º) Cida Gonçalves, ministra das Mulheres
No Roda Viva, a ministra responde sobre a primeira-dama Janja da Silva. A socióloga disse, no Dia da Mulher, que sofre mais ataques nas redes sociais do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“A Janja tem sido muito vítima porque ela tem uma outra personalidade, de outro lugar, e é misoginia”, afirma.
“Este é um debate que eu quero ressignificar, não são mais primeiras-damas, todas as mulheres de prefeitos são profissionais, todas têm vida profissional. Elas têm o papel na cidade, no governo e no país que não é o da primeira-dama que sempre foi tradicionalmente colocado, elas têm o papel fundamental hoje”, acrescenta.
Participam da bancada de entrevistadores Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Silvia Chakian, promotora de justiça de enfrentamento à violência contra a Mulher do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Joana Cunha, repórter especial da Folha de S.Paulo, Cristiane Barbieri, repórter especial da Agência Estado, e Mafoane Odara, executiva de recursos humanos e colunista da Marie Claire.
Traço feminino
Para fazer as ilustrações do programa, a convidada será Cecília Marins. Entre outros trabalhos, a quadrinista e ilustradora ajudou a levar o jornalismo em quadrinhos brasileiro para fora com a reportagem Favela vs. COVID-19, uma colaboração com o portal polonês Outride, que venceu o prêmio de melhor reportagem de saúde do International Center For Journalists.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS