O Roda Viva recebe o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (8).
Na edição, o magistrado fala sobre os desdobramentos dos ataques às sedes dos três Poderes no dia 8 de janeiro. No programa, Gilmar Mendes responde sobre a possível participação das Forças Armadas nos atos golpistas.
“Já houve decisão daqueles que praticam os atos, mesmo que militares, no âmbito da justiça comum, no STF, não na Justiça Militar. As investigações prosseguem, não houve uma participação massiva das Forças Armadas nessa temática, mas houve atos dubitativos, como nos atos do 8 de janeiro. Também houve um erro, que foi estimulado pelo governo [Bolsonaro] que foram as manifestações em frente ao quartéis”, afirma.
“É um absurdo alguém fazer manifestação em frente aos quartéis, e nós convivemos com isso desde o começo de novembro e nós deixamos passar o primeiro de janeiro, isso deveria ter se encerrado no começo do novo governo. Não faz sentido fazer manifestações em frente a quartéis”, acrescenta.
Participam da bancada de entrevistadores Isadora Peron, repórter do Valor Econômico, Felipe Recondo, jornalista do site Jota, João Almeida Moreira, jornalista português correspondente do Diário de Notícias, Eloisa Machado de Almeida, professora da Fundação Getulio Vargas (FGV) e doutora em Direito, e Ricardo Brito, repórter da Agência Reuters.
Para fazer as charges do programa, o convidado será o ilustrador Érico San Juan. O designer já teve trabalhos publicados nas revistas Mad, Monet e Cult, além de integrar a Bienal Internacional da Caricatura do Rio de Janeiro e o Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar a partir das 22h ao vivo na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS