O Roda Viva desta segunda-feira (8) recebe o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A professora Eloisa Machado relembra dos ataques do ex-presidente Jair Bolsonaro e do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) ao Supremo, e ênfase da narrativa da Corte como inimiga de ambos.
"Em relação a resposta que o Supremo tem dado à esses atos, que já estão sendo julgados, me parece o Tribunal esteve unido em torno de sua autodefesa [...] Nós temos uma correte minoritária nessa agenda de defesa da democrática, no caso do indulto à Daniel Silveira. Isso é uma fissura [obsessão] no Tribunal?", questiona a professora da FGV.
Leia também: Atos golpistas: "A responsabilidade política de Jair Bolsonaro é inequívoca", afirma Gilmar Mendes
"Não, eu acho que não. Acredito que isso faça parte da pluralidade do colegiado, e dessas influências. Eu espero que em um futuro não tão remoto, essas pessoas façam uma avaliação e uma autocrítica, porque estamos discutindo um processo civilizatório. Agora, estamos falando de alguém que vem da milícia do Rio de Janeiro, que ameaça o Supremo há muito tempo", diz Gilmar Mendes sobre Daniel Silveira.
"Mais de cem advogados assinaram a lista para remover o processo para o Daniel Silveira, e nem sabiam o que ele tinha falado e feito", enfatiza Mendes.
Participam da bancada de entrevistadores Isadora Peron, repórter do Valor Econômico, Felipe Recondo, jornalista do site Jota, João Almeida Moreira, jornalista português correspondente do Diário de Notícias, Eloisa Machado de Almeida, professora da Fundação Getulio Vargas (FGV) e doutora em Direito, e Ricardo Brito, repórter da Agência Reuters.
Assista ao programa na íntegra
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar a partir das 22h ao vivo na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS