A Secretaria da Saúde emitiu um alerta nesta segunda-feira (15) para baixo estoque de sangue nos hemocentros do estado de São Paulo.
A Fundação Pró-Sangue, o Hospital das Clínicas (HC) de Marília, o Hemonúcleo de Sorocaba e outras unidades convocam a população para doação voluntária. Os estoques da fundação operam em nível crítico, com menos de 40% da capacidade.
Os sangues do tipo O-, O+ e B- são os mais necessários, disponíveis em quantidade suficiente para menos de um dia. Há estoque para prover apenas a demanda de um dia para os tipos A- e B+. O nível das reservas dos tipos A+ e AB- também preocupam.
O HC de Marília informa que o hemocentro se encontra em situação emergencial para os tipos sanguíneos O-, só com 20,8% do estoque abastecido. Os tipos B- e AB- se encontram com o estoque vazio.
No Hemonúcleo de Sorocaba, que normalmente recebe entre 120 e 130 doações de sangue por dia, caiu para 90, o que compromete principalmente os estoques de tipos O+ e O-, assim como as reservas de concentrado de plaquetas.
Os estoques do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) também estão em níveis críticos e necessitam de doações de todos os tipos sanguíneos.
Com o início das campanhas de imunização e os feriados, ocorreu uma queda nas doações de sangue. Pessoas que se vacinaram contra a gripe e contra o coronavírus com as vacinas Coronavac e Covaxin devem esperar 48h para doar sangue, enquanto as demais vacinas contra a Covid-19 demandam um intervalo de sete dias entre a imunização e a doação.
Os feriados oferecem outro desafio, uma vez que as pessoas doam menos por estarem longe de casa, mas também há mais acidentes nas estradas, o que aumenta a demanda por transfusões.
Serviço
Para aqueles que quiserem realizar a doação de sangue, a recomendação é que seja feito um agendamento online com antecedência, o que garante a celeridade do processo.
REDES SOCIAIS