O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (15) o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.
No programa, Mercadante responde sobre a ideologização do papel do BNDES, ponto que ficou marcado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente afirmava, no início da gestão, que existia uma ‘caixa-preta na instituição’.
Aloizio Mercadante fala sobre o papel atual da instituição, a politização a respeito do BNDES nos últimos anos e o relacionamento do banco com outros países.
“Fizeram um ruído ideológico sobre o atraso, o Bolsonaro conseguiu brigar com todo mundo, com a Alemanha, França, Estados Unidos, ele conseguiu isolar o país como em nenhum outro momento da história, o Lula está reconstruindo essas pontes, o Brasil está voltando e trazendo benefícios”, afirma.
“Não existe essa questão ideológica, o que existe é financiar empresas brasileiras que exportam produtos, bens ou serviços”, acrescenta.
A bancada de entrevistadores será formada por Julio Wiziack, editor do Painel S.A. da Folha de S.Paulo, Carla Araújo, chefe da sucursal do UOL em Brasília, Francisco Goes, chefe da sucursal do Rio do Valor Econômico, Luciana Rodrigues, editora de Economia do jornal O Globo, e Andre Basbaum, jornalista do Grupo Bandeirantes. Os desenhos são de Cláudio Oliveira, chargista da Folha de S.Paulo.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS