Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Diário do Transporte
Reprodução/Diário do Transporte

A linha 9-esmeralda de trem apresentou falhas na capital paulista que causaram lentidão na circulação, e interditação de trechos desde a manhã desta quarta-feira (17).

Segundo a ViaMobilidade, concessionária administradora da linha, houve problema no sistema de elétrico pela manhã, e dois trens que pararam próximos à estação Jurubatuba foram esvaziados com o apoio de funcionários —os passageiros precisaram caminhar sobre os trilhos.

Leia também: Consumo de cigarros eletrônicos quadruplica entre 2018 e 2022 no Brasil, aponta pesquisa

Usuários relatam espera de até 1 hora de espera, além de trens parados por longos períodos nas plataformas, que ficaram lotadas. Ônibus da operação Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paeseforam acionados para transportar passageiros no trecho entre Jurubatuba e Santo Amaro.

Em nota ao site da TV Cultura, a ViaMobilidade diz que "a operação da Linha 9-Esmeralda foi normalizada nos dois sentidos às 12h34. Uma falha no sistema de energia elétrica, às 10h17, gerou intervalos maiores em toda a extensão da linha. A concessionária chegou a solicitar 20 ônibus do PAESE, mas a operação foi cancelada após a normalização da operação. As causas da falha ainda estão sendo apuradas". 

Reprodução/Malu Marinho

A ViaMobilidade administra as linhas 8-diamante e 9-esmeralda desde janeiro do último ano. Até 31 de janeiro de 2023, foram relatadas mais de 166 falhas em diferentes trechos dos trilhos. A média é de 1 falha a cada 3 dias. Entre os problemas, destacam-se: equipamentos, trens, trilhos, sistema de alimentação elétrica, rede aérea e sinalização.

Leia também: Lista que elenca as 2 mil melhores faculdades do mundo cita 54 instituições brasileiras