O Roda Viva recebe Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, nesta segunda-feira (22).
No programa, o ministro responde sobre o desmatamento. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento na Amazônia brasileira em abril diminuiu 68% em relação ao mesmo mês do ano passado.
A área destruída foi de 328,71 km2, uma redução de 68% em relação aos 1.026 km2 desmatados em abril de 2022.
Dados mostram que o desmatamento na Amazônia bateu recorde em 2022, a cobertura vegetal da floresta perdeu 10.573 km², o equivalente a quase 3 mil campos de futebol por dia, segundo relatório divulgado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Carlos Fávaro fala sobre as ações, junto ao Ministério do Meio Ambiente, para o combate à destruição da floresta e de outras áreas.
“É preciso comando e controle, e depois, rigor. Rigor com aqueles que insistem em transgredir a legislação. A segunda coisa é incentivo a aqueles que querem expandir os negócios façam em áreas autorizadas. O governo vai agir de forma unida, olhando todo o cenário e incentivando as boas práticas e coibindo os danos ambientais”, responde.
O ministro ainda fala sobre a decisão do Parlamento Europeu, que aprovou uma legislação que proíbe a importação de "commodities sujas" por membros da União Europeia. Com isso, ficam proibidos produtos originários de desmatamento.
"Não vamos aceitar esse tipo de intervenção do Parlamento Europeu", diz ministro da Agricultura no #RodaViva.
— Roda Viva (@rodaviva) May 23, 2023
O órgão aprovou uma lei que proíbe a importação de produtos originários de áreas desmatadas após dezembro de 2020. pic.twitter.com/gFANY2IJ4Q
“O Brasil vai tratar isso com altivez, com responsabilidade e soberania. Nós não vamos nunca, pela nossa democracia, nos posicionarmos contra legislação de outro país. Chega ser um desagrado o que o parlamento europeu fez em relação à legislação brasileira, que é coerente e respeita o meio ambiente. Não é justo e não vamos aceitar esse tipo de intervenção do parlamento europeu”, acrescenta.
Participam da bancada de entrevistadores Mariana Grilli, jornalista de Agronegócios da Exame, Raphael Salomão, editor-assistente da revista Globo Rural, Jeniffer Gularte, repórter do jornal O Globo, Eduardo Scolese, editor de Política da Folha de S. Paulo, e Isadora Duarte, repórter do Broadcast Agro/ Agência Estado.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS