Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Um problema antigo, mas que afeta a economia brasileira no presente. A pirataria de produtos é uma preocupação das autoridades e dos cofres públicos. De acordo com a Receita Federal, o governo deixou de arrecadar R$ 345 bilhões em 2022.

A pirataria deixou de ser um comércio pontual para ser uma indústria. Criminosos possuem máquinas e galpões para produção, além de estocagem de bebidas, peças de carros, tênis e até remédios falsos para animais de estimação.

Segundo a associação de combate aos produtos falsificados, os setores mais prejudicados nos últimos 12 meses foram de combustíveis, bebidas, defensivos agrícolas, vestuário e perfumaria.

Leia também: Ministério suspende atividades do posto de fiscalização que fica na fronteira entre Brasil e Venezuela

Especialistas dizem que os preços baixos são muito convidativos. Porém, a compra traz riscos e prejuízos incalculáveis. Uma peça de carro falsa, por exemplo, pode causar um acidente de trânsito, gerar altos prejuízos e tirar vidas.

Além disso, quem compra os piratas colabora com as quadrilhas de crime organizado que mantém o comércio ilegal.