Belarus fechou um acordo com a Rússia nesta quinta-feira (25) para a implantação de armas nucleares táticas russas no país. Segundo a agência estatal Tass, os ministros da Defesa dos dois países assinaram um documento com a medida.
Durante o encontro, o ministro russo Sergei Shoigu afirmou que o Ocidente está travando uma "guerra não declarada contra Rússia e Belarus”. Os dois países são fortes aliados.
Leia também: Lula promove mudanças nas lideranças das Forças Armadas; veja a lista completa
Ucranianos são presos suspeitos de tentarem explodir usinas russas
Em março, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que planejava posicionar armas nucleares táticas em Belarus. Na época, Putin deu uma entrevista e justificou que “Os Estados Unidos fazem isso há décadas. Eles têm suas armas nucleares táticas posicionadas há muito tempo em território de seus aliados”.
Belarus faz fronteira com a Ucrânia, além de ter três vizinhos que são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan): Polônia, Letônia e Lituânia.
Segundo as agências de notícias, essa será a primeira vez desde a metade da década de 1990 que a Rússia posiciona armas nucleares fora de seu país.
REDES SOCIAIS