Um balão em chamas atingiu um prédio de um condomínio no município de Arujá, na região metropolitana de São Paulo. O episódio, que aconteceu na noite de sábado (10), foi registrado por moradores. No vídeo, é possível ver a colisão do artefato enquanto as pessoas gritavam assustadas.
Ainda que não tenha havido feridos, a Prefeitura de Arujá confirmou que o Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar (PM) foram acionados. Entretanto, quando as autoridades chegaram as chamas já haviam sido controladas.
Durante o final de semana, outras duas ocorrências envolvendo balões teriam sido registradas na Grande São Paulo.
Leia também: No Dia dos Namorados, Roberto de Carvalho faz homenagem a Rita Lee: “Meu amor nunca vai acabar”
O perigo da prática
De acordo com o Ministério dos Transportes, apesar de parecer uma prática inofensiva, soltar balão artesanal e não tripulado é perigoso, além de ser considerado crime ambiental. A prática pode provocar incêndios em florestas e em áreas urbanas como casas, escolas e hospitais, colocando em risco a vida das pessoas.
Balões também podem colidir com aeronaves, enroscar nas turbinas dos aviões, provocar incêndios ou até mesmo cair na pista sobre aeronaves em abastecimento.
O infrator pode ser punido com pena de detenção de até três anos ou multa, ou ambas cumulativamente, conforme previsto no artigo 42, da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).
REDES SOCIAIS