Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva recebe o ministro da Educação, Camilo Santana, nesta segunda-feira (12).

No Roda Viva, o ministro fala sobre o programa lançado nesta segunda pelo governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Segundo a gestão, o plano destinará R$ 2 bilhões em investimentos em 4 anos para garantir que todas as crianças saibam ler e escrever até o fim do 2º ano do ensino fundamental..

“É um dos maiores compromissos da atual gestão. O sucesso do programa vai depender dos entes federados, é necessário a liderança do governador, do prefeito e todo o regime de colaboração, cada estado terá que fazer a adesão ao programa. O objetivo do programa é que 100% das crianças sejam alfabetizadas na idade certa”, afirma.

Em 2021, 2,8 milhões de crianças concluíram o 2º ano do ensino fundamental. Dados da pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada pelo Inep para subsidiar o Compromisso, revelam que 56,4% dos estudantes foram considerados não alfabetizados pelo seu desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS), divulgado já em 2023, o Brasil ficou à frente de apenas 5 países em avaliação internacional de alfabetização, aplicada em 65 nações.

“Não podemos aceitar que o Brasil continue com esses indicadores, se a gente não consegue olhar para essa fase das crianças, isso compromete a sequência ao longo do ensino básico. É um programa que temos um olhar especial”, acrescenta.

Participam da bancada Renata Cafardo, repórter especial e colunista do Estadão, Cíntia Gomes, co-fundadora da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, Tatiana Klix, diretora do site Porvir, Antonio Gois, colunista de educação do Jornal O Globo, e Paulo Saldaña, repórter da Folha de S. Paulo em Brasília.

As ilustrações da edição são da cartunista Helô D'angelo, que conta com a publicação de quatro HQs de autoria própria e três em conjunto com outros artistas. A ilustradora brasileira foi ganhadora do troféu HQ Mix em 2022 e atua como chargista para o jornal Brasil de Fato.

Assista ao programa completo:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa é exibido a partir das 22h na TV Cultura, no app Cultura Play, no site da emissora e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.