Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/MEC
Divulgação/MEC

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta quinta-feira (15) uma consulta pública virtual para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional do Ensino Médio. Podendo ser acessada até o dia 6 de julho, a consulta tem a intenção de ouvir professores, estudantes e funcionários de instituições de ensino. As contribuições da população devem ser utilizadas para melhoria das políticas educacionais da etapa de ensino.

A consulta online será aplicada pelo MEC por meio de uma startup de design participativo especializada na metodologia. Além disso, a divulgação terá o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) visando alcançar o maior número possível de escolas participantes.

“Por intermédio dessa iniciativa, o MEC espera obter insights valiosos que contribuam para a construção de uma política educacional mais adequada às necessidades e expectativas da comunidade escolar”, destaca o comunicado da pasta.

A ação será feita por meio do Pesquizap, um chatbot de WhatsApp projetado para coletar e mensurar os resultados da pesquisa.

Leia também: Roda Viva recebe Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp, na próxima segunda-feira (19)

Passo a passo para participar da consulta

1) Acessar a plataforma interativa por meio do celular ou pelo do computador. As escolas também receberão um QR Code ou link que será disponibilizado aos estudantes.

2) No WhatsApp, haverá um direcionamento com a seguinte mensagem “Essa pesquisa é destinada aos estudantes, jovens que interromperam o Ensino Médio, professores e gestores escolares. Você precisará apenas de 5 minutinhos para responder”.

3) Selecione o seu perfil entre as opções apresentadas. Caso seja estudante do Ensino Médio, selecione o seu estado e já pode começar a responder o questionário.

4) Para os alunos, ao todo são 23 tópicos presentes no questionário, trazendo perguntas sobre as disciplinas eletivas, carga horária, “Projeto de Vida”, inclusão social, ensino à distância e sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Leia também: Com queda de temperatura, Defesa Civil de São Sebastião permanece em alerta