Dados de uma pesquisa realizada pela 3M Forward mostrou que 53% dos brasileiros se preocupam com os impactos da Inteligência Artificial no mercado de trabalho. O sentimento acontece pelo fato de muitas empresas demitirem funcionários e investirem em tecnologias para otimização dos serviços.
“As sociedades vão evoluindo continuamente e essa realidade é inexorável, irrefreável da gente viver cada vez mais hiperconectado e apostando nos impactos da inteligência”, explica Luiz Serafim, diretor de marca da 3M Forward na América Latina.
Mais da metade dos brasileiros se preocupa com os impactos da Inteligência Artificial no mercado de trabalho.
— Jornalismo TV Cultura (@jornal_cultura) June 16, 2023
A pesquisa aponta ainda que 34% acredita que os eventuais riscos da IA não devem superar seus benefícios. #JTCultura #JornalDaTarde pic.twitter.com/pnpMigD7MG
Um exemplo de como a tecnologia mexeu nas empresas foi na companhia de vendas em São Paulo. Antes da pandemia, o monitoramento era feito por meio de amostras dos atendentes. Agora, o setor opera de remota e com auxilio de Inteligência Artificial. As vagas na área foram reduzidas em 15%.
Leia também: IBC-BR, “prévia” do PIB do Banco Central, indica elevação de 0,56% em abril
“Empregos surgem cada dia mais relacionados à tecnologia e outros empregos ficam obsoletos. Isso já vem acontecendo na história e acredito que venha a acontecer ainda mais com o advento da tecnologia da inteligência artificial e os chats que estão surgindo aí”, afirma Mário Maffei, gerente de consultoria em recrutamento.
Apesar do cenário, nem todos os brasileiros estão completamente pessimistas. A pesquisa mostra que 34% dos trabalhadores acreditam que os riscos da inteligência artificial não devem superar os benefícios. Além disso, 82% dos brasileiros concordam que é possível aliar tecnologia com sustentabilidade.
REDES SOCIAIS