Inverno deve ser de temperaturas e chuvas acima da média
Isso acontecerá principalmente nas regiões sul, norte e nordeste, áreas do país mais impactadas pelo fenômeno El Niño
19/06/2023 07h39
O inverno, que começa oficialmente nesta quarta-feira (21), deve ser marcado por temperaturas acima da média e chuvas volumosas. Isso acontecerá principalmente nas regiões sul, norte e nordeste, áreas do país mais impactadas pelo El Niño, fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas.
Segundo as previsões, é esperado um aumento na ordem de 1°C a 2°C. Na prática, parece pouco, mas implica em temperaturas bem acima dos valores típicos para os meses de junho, julho e agosto.
Leia também: Ucrânia recupera oito assentamentos na região sul do país, diz vice-ministra da Defesa
Onda de calor na Índia deixa quase 100 mortos
Especialistas apontam que o Centro-Sul do país deve manter temperaturas abaixo da média, em virtude da potente massa de ar polar que influenciou o clima no país na última semana.
A região sul deve receber um grande volume de chuvas, principalmente entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina (chuvas até 50 a 100 milímetros acima da média).
Por outro lado, as regiões norte e nordeste do país podem esperar períodos de seca. Também por conta do El Niño que dificulta a passagem de frentes frias para além da região sul do país.
No sudeste, a expectativa é de um inverno um pouco mais quente em comparação com a média da época.
REDES SOCIAIS