O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebe o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago.
Durante a entrevista, Zago é perguntado sobre a visão estratégica da Fapesp em relação às tecnologias de inteligência artificial. Segundo o presidente da instituição, a fundação, em parceria com outras empresas, investe em centros de pesquisa aplicada para o desenvolvimento de ciências da computação e inteligências artificiais.
Ainda falando de aportes na área de I.As, Marco Antonio Zago também menciona a existência de um fundo da Fapesp, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que data do início da internet no Brasil.
“A internet comercial começou dentro da Fapesp, tanto que a fundação fazia registro de domínio por muitos anos. Esse recurso, recolhido corretamente, ficou guardado e ele se transformou em um fundo que pertence à Fapesp e ao Ministério. Gastamos juntos esse recurso para desenvolvimento do mundo digital”, explica.
De acordo com o presidente da fundação, com o dinheiro do fundo, são criados centros de pesquisa especializados no setor em São Paulo e em outros estados do país.
Participam da bancada de entrevistadores Aldo Quiroga, apresentador e editor-chefe do Jornal da Tarde, da TV Cultura; Fabiana Cambricoli, repórter especial do "Estadão"; Rafael Garcia, repórter da sucursal de São Paulo do jornal O Globo; Sabine Righetti, jornalista, pesquisadora e fundadora da Agência Bori; além de Salvador Nogueira, jornalista de Ciência e colunista da Folha de S.Paulo. Os desenhos estarão a cargo do cartunista Eduardo Baptistão.
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS