Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebe o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago.

Durante o programa, Zago é questionado sobre o compromisso do atual governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com a ciência e a arrecadação de recursos para a instituição.

Com o governador Tarcísio, particularmente, tenho visto uma clara demonstração de interesse pela ciência e tecnologia, uma compreensão de que a ciência e tecnologia participam no processo de desenvolvimento”, diz o presidente da instituição.

Zago cita a presença do governador em eventos em Paris, para a inauguração de uma filial do Instituto Pasteur na USP, e em Campinas, para a inauguração de um projeto de conectividade rural, como provas de que ele respeita o papel da ciência no estado.

Na entrevista, Marco Antonio Zago também relembra momentos de ataques ao sistema de arrecadação da Fapesp por parte de governadores de SP, e afirma que nenhum deles foi bem sucedido.

“A Fapesp sofreu ataques históricos ao longo de 60 anos, mas nenhum foi bem sucedido. Jamais a Fapesp perdeu recursos. Isso é um bom indicativo. E por que isso acontece? A Fapesp tem uma base de apoio que vai muito além da comunidade científica. Ela é realmente entendida pelos intelectuais, jornalistas e empresários como um patrimônio do estado”, explica Zago.

Participam da bancada de entrevistadores Aldo Quiroga, apresentador e editor-chefe do Jornal da Tarde, da TV Cultura; Fabiana Cambricoli, repórter especial do "Estadão"; Rafael Garcia, repórter da sucursal de São Paulo do jornal O Globo; Sabine Righetti, jornalista, pesquisadora e fundadora da Agência Bori; além de Salvador Nogueira, jornalista de Ciência e colunista da Folha de S.Paulo. Os desenhos estarão a cargo do cartunista Eduardo Baptistão.

Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.