Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Deputada Federal Erika Hilton enviou um requerimento à prefeitura de São Paulo pedindo explicações sobre a retirada de bandeiras LGBTQIA+ do Theatro Municipal. A informação foi confirmada de forma exclusiva ao portal da TV Cultura nesta segunda-feira (19).

No documento, a deputada questiona qual foi a autoridade que ordenou a retirada das bandeiras, por meio de qual ato administrativo e quando decreto foi publicado no Diário Oficial do Município.

A retirada aconteceu na última terça (14). A ação aconteceu após uma determinação da prefeitura. O pedido foi feito à organização social Sustenidos, responsável pela gestão do espaço. Entretanto, a entidade não aceitou a solicitação e funcionários administrativos da Fundação Teatro Municipal retiraram as bandeiras.

A parlamentar também pede o encaminhamento ou indicação de onde consta o ato administrativo que ordenou a retirada das bandeiras. 

Erika Hilton afirmou que foi “pega de surpresa pela determinação da prefeitura”.

“Fui pega de surpresa quando vi manifestações na internet e quando fui procurada por eleitores. Fui pega de surpresa também quando fui tentar compreender os motivos que levaram a prefeitura a não manter a bandeira, já que é algo tradicional. A ação demonstra uma preocupação com o direito dos direitos da comunidade LGBTQIA+”, disse.

O portal da TV Cultura entrou em contato com a prefeitura de São Paulo. Veja o posicionamento enviado terça-feira (20):

"Até o presente momento, Fundação Theatro Municipal de São Paulo não fora oficiada acerca dos questionamentos da Senhora Deputada Federal Erika Hilton".

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) informa que a remoção da bandeira LGBTQIAPN+, se deu pelo fato da rotatividade das atividades do espaço, sendo necessárias alterações constantes em sua fachada, propiciando assim o regular andamento das atividades.

A SMC destaca que a remoção da bandeira que estava alocada nas estruturas Theatro Municipal foi feita após diversas celebrações em torno dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+. Por fim, ressaltamos que o Theatro Municipal de São Paulo é a casa da cultura, a qual possui a pluralidade; de danças, vozes, movimentos, atuações, personificações e diversidade.”