O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebe o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago.
No programa, Zago diz que o novo governo federal representa uma mudança positiva na área da ciência.
“O novo governo federal fala em investimento em ciência, coisa que não ocorria antes, então isso é uma mudança muito positiva”, afirma.
O presidente da Fapesp também fala sobre a importância da pesquisa ser tratada como política de Estado, e não de governo, para garantir mais estabilidade ao setor.
“Espero que essas ações (de investimento à ciência) estejam começando envolvendo o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), o governo federal precisa fazer isso, porque o Brasil é muito grande”, defende Zago.
Participam da bancada de entrevistadores Aldo Quiroga, apresentador e editor-chefe do Jornal da Tarde, da TV Cultura; Fabiana Cambricoli, repórter especial do "Estadão"; Rafael Garcia, repórter da sucursal de São Paulo do jornal O Globo; Sabine Righetti, jornalista, pesquisadora e fundadora da Agência Bori; além de Salvador Nogueira, jornalista de Ciência e colunista da Folha de S.Paulo. Os desenhos estarão a cargo do cartunista Eduardo Baptistão.
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS