Notícias

Lula sanciona lei que determina estrutura do governo

A estrutura de governo foi montada por Lula por meio de medida provisória, em janeiro, ams sofreu modificações ao passar pelo Congresso


20/06/2023 11h57

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou com vetos a lei que organiza a estrutura do governo. Dispositivos relacionados ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), monitoramento de saneamento e edificações em territórios indígenas e gestão sobre recursos hídricos são alguns dos trechos vetados.

O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (20). A estrutura de governo foi montada por Lula por meio de medida provisória, em janeiro. Mas, ao passar pelo Congresso, sofreu modificações.

As mudanças feitas pelo Congresso esvaziaram o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério dos Povos Indígenas. Essas alterações foram alvos de críticas das ministras Marina Silva e Sônia Guajajara, que estão à frente das duas pastas, respectivamente.

Após os vetos do presidente, caberá ao próprio Congresso manter ou derrubar.

Leia também: Intoxicação por drogas "K" cresce exponencialmente em São Paulo

Polícia da França realiza buscas na sede do comitê dos Jogos Olímpicos de Paris 2024


Gabinete de Segurança Institucional

O governo vetou um trecho que previa que era atribuição do GSI coordenar as atividades de inteligência federal. No entanto, para o presidente, essa competência é da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).


Saneamento e edificações em territórios indígenas

O Ministério das Cidades seria responsável pelo "planejamento, coordenação, execução, monitoramento, supervisão e avaliação das ações referentes ao saneamento e às edificações nos territórios indígenas". No entanto, o Ministério da Saúde pediu e o governo vetou o trecho alegando impactos negativos na saúde das populações indígenas.


Recursos hídricos

Os vetos relacionados aos recursos hídricos, seguiram, segundo a mensagem enviada por Lula ao Congresso, uma orientação do Ministério do Meio Ambiente.

O governo citou que a elaboração de planos, projetos e ações para a gestão de recursos hídricos precisa estar associada à manutenção dos processos ecológicos e adaptação às mudanças climáticas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia deflagra operação contra hackers que comercializavam dados de agentes públicos

Intoxicação por drogas "K" cresce exponencialmente em São Paulo

Polícia da França realiza buscas na sede do comitê dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Bairro de Pau Grande, em Magé, se torna Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro

Comissão do Senado deve analisar novas regras fiscais nesta terça-feira (20)