Lula diz que pretende pedir ao presidente da Nicarágua para libertar bispos católicos
Declaração do petista ocorre após ele se encontrar com o Papa Francisco na quarta-feira (21)
22/06/2023 10h07
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nessa quinta-feira (22) que pretende pedir a Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, para libertar bispos católicos.
“Eu pretendo falar com Daniel Ortega a respeito, sabe? De liberar os bispos (...) não há motivos para os bispos ficarem impedidos de exercer sua função na Igreja. Vou tentar ajudar, se puder ajudar, mas não é fácil", expõe.
A declaração dada em coletiva de imprensa ocorre após Lula se encontrar com o Papa Francisco, entretanto, não ficou claro se o pedido veio do pontífice para que ele intervenha e busque avaliar a crise mais aguda que a Igreja Católica Romana enfrenta na América Latina.
Leia também: Prêmio da Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 8 milhões
Ortega está no poder desde 2017 e as últimas eleições foram realizadas com sete candidatos da oposição presos e alegações de fraude por parte de organizações internacionais.
Diversas torturas foram registradas durante o período eleitoral pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
Com o apoio dos governos de Cuba e Venezuela, ele descreveu essas acusações como "invenções" em uma campanha para "dar má fama à Nicarágua perante organizações internacionais". Além de acusar os bispos do país de "tomar partido" e estarem comprometidos com os "golpistas".
A guerra com a Igreja Católica é travada há mais de cinco anos, com a prisão de religiosos e o fechamento de emissoras católicas no país centro-americano.
Leia também: Cristiano Zanin herdará 530 ações ao assumir a 11ª cadeira do STF
REDES SOCIAIS