Notícias

“Eu sou contra o aborto, mas precisamos garantir os casos previstos no código penal e na lei", diz Raquel Lyra

Governadora diz que é contra expansão do procedimento


26/06/2023 23h54

O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (26) Raquel Lyra (PSDB), uma das únicas mulheres que lideram poderes executivos no país.

A governadora de Pernambuco está entre os 10 melhores chefes de executivo estadual, segundo um levantamento do "Paraná Pesquisas".

No programa, Raquel Lyra fala sobre o direito da mulher decidir sobre o próprio corpo, como no caso do aborto.

“Eu sou contra o aborto, mas precisamos garantir, como serviço público, que em casos que a legislação permite, que o serviço seja feito com tranquilidade nos casos previstos no código penal e na lei, sem expansão”, afirma.

São três situações em que a mulher pode realizar o aborto: uma é perigo de vida para gestante e a segunda situação é a gravidez decorrente de estupro. Os dois estão previstos no Código Penal:

Art. 128 – Não se pune o aborto praticado por médico:

Aborto necessário

I – se não há outro meio de salvar a vida da gestante;

Aborto no caso de gravidez resultante de estupro

II – se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.

O terceiro caso é uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2012, a Corte permitiu a interrupção de gravidez de feto anencéfalo. Bebês anencéfalos não têm o cérebro ou a parte vital dele.

Entretanto, a tucana enfrenta diversos problemas internos, como por exemplo os fatos de que Pernambuco decretou situação de emergência em função da superlotação de UTIs neonatais e pediátricas, os professores estaduais pedem melhores condições de trabalho e vaias durante um evento ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Como está a relação do PSDB com o PT? Como a governadora gerencia os problemas de seu estado? Esses e outros assuntos serão debatidos nesta edição.

Participam da bancada de entrevistadores Guilherme Caetano, repórter do jornal O Globo, Laurindo Ferreira, diretor de redação do Jornal do Commercio, Priscila Camazano, repórter da Folha de S.Paulo, Roseann Kennedy, colunista do Estadão, e Thais Bilenky, repórter na Revista Piauí e apresentadora do podcast Foro de Teresina.

As ilustrações são de Custódio Rosa. O cartunista, chargista e escritor publicou charges em mais de 50 jornais do Brasil pela Agência Estado, fez animações para canais de TV, peças de teatro e participou de diversos álbuns de quadrinhos.

Custódio ainda foi premiado nos salões de humor de Volta Redonda, Amazonas e Brasília, e recebeu o Prêmio de Excelência no National Press Club do Canadá (2005). Além de vencer o Prêmio de Tiras do Jornal do Estado de São Paulo em 2008.

Assista ao programa completo:


Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"Já mapeamos as famílias em áreas de risco", afirma governadora de Pernambuco

“Vamos continuar na busca permanente", diz Raquel Lyra sobre superlotação em UTIs infantis

Raquel Lyra diz que sofreu violência de gênero após morte do marido no dia do 1º turno das eleições

“Eu não consigo enquadrar minha família como uma oligarquia patriarcal", afirma Raquel Lyra

"Espero deixar um legado", diz Raquel Lyra sobre o combate ao racismo em Pernambuco